BLOG TUNANTE

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tuna está na reta final de preparação

Foto:DOL

Há três meses treinando com foco total no Campeonato Paraense da Segunda Divisão, a Tuna Luso Brasileira já formou uma equipe com 26 jogadores e espera mais dois reforços até o início da competição. De acordo com o técnico do clube, Carlos Alberto Lucena, os diretores de futebol estão viabilizando a contratação de um goleiro e um atacante para fechar o grupo cruzmaltino.
“Essas são as nossas únicas necessidades no momento. Estamos há três meses treinando e a nossa equipe já está fechada. Sempre alerto os nossos jogadores que eles têm que pensar em jogar na Tuna e sair daqui só se for para times grandes, fora daqui. Nós sabemos que é difícil, mas não impossível”, pontua o técnico, que já tem data marcada para o próximo amistoso.
“Dia 20 estaremos em Igarapé-Miri jogando contra a seleção Brigadeiro. Já jogamos contra eles aqui em Belém, agora é a nossa vez de irmos até lá para dar à equipe ritmo de jogo”.
Ainda de acordo com Lucena, a diretoria quer fechar um amistoso para o próximo domingo. “Queremos jogar contra algum time que estará na Segundinha também. Os diretores estão vendo qual equipe estará à disposição”.
O primeiro jogo da Águia do Souza na disputa da Segundinha será contra a equipe do Vila Rica. A Federação Paraense de Futebol (FPF) ainda não definiu o local, mas Lucena adiantou que o confronto deve ser no estádio Francisco Vasques.
SEGUNDINHA AMEAÇADA?
Embora o Parazão tenha acabado há quase 5 meses, seus bastidores ainda repercutem. Do acordo fechado pelo Governo do Estado com a Federação Paraense de Futebol, a entidade reclama ainda não ter recebido repasses do total de 1,3 milhão da Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer) referentes a valores para deslocamento, hospedagem e alimentação das equipes. O desfalque nas contas ameaça a organização da Segundinha, cujos custos a entidade não teria como cobrir. A titular da Seel, Renilce Nicodemos, reconhece o atraso e afirma que está tomando as devidas providências. O atraso teria origem num atraso de repasse de verba da Secretaria de Fazenda do Estado, pois a Seel não dispõe de orçamento próprio para fazer o pagamento.
Fonte: (Kezia Carvalho/Diário do Pará)

3 comentários:

  1. Até que enfim uma notícia razoável. Não diz tudo sobre o futebol da Tuna, mas já é alguma coisa. Tenho cobrado pela internet que se forme um bom time para que a Tuna possa passar para a primeira divisão. Torcedor tem que cobrar sim. Ainda mais se for como eu, sócio. Afinal, nós sócios demos nossa contribuição financeira. E o torcedor também dá sua colaboração, indo torcer, dando incentivo pela internet, pagando ingresso, mostrando que a Tuna tem sim torcida. Vamos ver o que se pode esperar deste time para a segunda divisão. Não dá ainda para tecer comentários mais firmes. Creio que depois do primeiro jogo na competição, quando haverá um jogo oficial no qual os jogadores se empenham mais, é que se poderá fazer uma análise melhor do grupo tunante. Espero que se resolva estas questões pendentes da Federação e do campo da Tuna. Acredito que serão resolvidas com os devidos esforços. Apesar de ter minhas críticas em relação à forma de se conduzir os esportes por esta gestão atual, eu torcerei pelo sucesso da Tuna para que volte à primeira divisão. Afinal, é a imagem da Tuna, que tem nos últimos dois ou três anos sido cada vez mais arranhada. A Tuna como um clube esportivo precisa recuperar prestígio, ser mais respeitada pela população do Pará, ser mais divulgada pela mídia. Do jeito que está, o torcedor tunante fica meio sem ânimo, sem motivação. Um clube com a tradição da Tuna tem que melhorar no aspecto esportivo. Não deve só viver de memórias de grandes feitos do passado. É ótimo recordar, no entanto tem que se ter no presente também as devidas vitórias e ir se construindo agora um futuro mais próspero para o clube. Somente com muita dedicação, inteligência, trabalho árduo e se conseguindo os apoios certos é que se levará a Tuna novamente a um lugar de destaque no cenário esportivo paraense. Torço para isto ocorra.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Soube que haverá ainda um amistoso dia 20 no interior. E que serão contratados mais dois jogadores, um zagueiro e um atacante. Espero que o time esteja muito bem preparado para a segunda divisão. Tuna precisa voltar para a primeira divisão. Sua imagem está desgastada nos esportes. Quase ganha mais títulos, nem mesmo nas categoria de base. Disputa menos esportes em relação ao que já disputou há uns dez anos atrás. A torcida tunante que nunca foi de massa, é possível que esteja mais reduzida que em ralação a uns oito anos atrás , quando em 2007 conseguiu ser vice-campeã paraense de futebol.A falta de títulos e as quedas para divisões inferiores tem causado um certo desânimo e os que são menos apaixonados pela Tuna às vezes acabam migrando e mudando sua preferência clubística. Ainda bem que ainda há os que permanecem fiéis à Tuna, mas se as coisas continuarem mal por mais alguns anos a torcida poderá ter mais redução aqui em Belém, pois entre os tunantes mais resistenteshá os que morrem, os que mudam de estado. Urge que se faça uma recuperação do clube na parte dos esportes. Não dá para esperar muito. Não podemos perder a esperança, porém se a Tuna passar muito tempo nesta situação as coisas poderão piorar . Não é ser pessimista. É ver a realidade e procurar mudar o que é preciso para que a Tuna recupere, pelo menos em grande parte, o que já foi um dia nos esportes do Pará.
    Márcio

    ResponderExcluir
  3. Consertando "quase não ganha mais títulos..."

    ResponderExcluir