BLOG TUNANTE

domingo, 18 de janeiro de 2015

Velhas práticas ou sangue novo, qual a melhor solução?

A melhor solução é formar atletas para revelar futuros campeões. Fotos: Gerardo Von.

Assim como no futebol profissional, que até pouco tempo atrás revelou inúmeros talentos para o futebol paraense e brasileiro, os esportes amadores, que também revelaram muitos atletas, lamentavelmente padecem pela falta de apoio.

Detalhes da reforma dos banheiros masculino e feminino em fase de acabamento.

A Tuna Luso Brasileira sempre teve tradição na formação de atletas em todos os esportes. No esporte náutico em especial, infelizmente, logo após os novos atletas serem formados e revelados, nossos adversários neste esporte, mais precisamente Clube do Remo e Paysandu, teimam em assediá-los e acabam levando nossos atletas de mão beijada. 
Não que isso seja algo errado, mas vai totalmente contra os princípios da ética esportiva. Ora, esse tipo de atitude só desestimula a formação de novos atletas, além de evitar o desenvolvimento do esporte. O processo de formação desses atletas leva algum tempo e tem um alto custo para o clube. 
  
Novos atletas chegando na garagem cruzmaltina.

Será que esses clubes não conseguem formar bons atletas em suas bases sem que seja necessário assediar os atletas da Tuna Luso? Devemos lembrar que, em breve, não teremos mais bons atletas nas categorias adulto e master, se agora não formarmos nas bases! 
Bem, se dessa forma continuar, é provável que em muito breve o tradicional esporte náutico local tenha apenas duas equipes competindo, o que poderá levará ao fim desse maravilhoso esporte em nossas águas. 

Novatos chegando para somar com os talentos formados na base da garagem.

Um pouco na conta mão da história, recebemos nesta semana alguns jovens atletas oriundos de Clube do Remo e Paysandu para fazer parte da equipe náutica da Tuna Luso. 
Com todas as dificuldades enfrentadas, contando com a ajuda de abnegados colaboradores, a diretoria náutica tunante continua as obras de reforma dos banheiros e de outras dependências da garagem náutica, tudo para dar mais conforto e segurança aos nossos atletas. 

Não desistiremos fácil e seguiremos em busca de dias melhores para a nossa garagem náutica. Agora, para alcançarmos essa meta, precisaremos continuar com a colaboração de todos! 
Em breve retornaremos com mais detalhes sobre a formação da nova equipe náutica da Tuna Luso para a temporada 2015, mudanças no regulamento, e datas das regatas programadas para 2015.

8 comentários:

  1. O que está escrito aí em cima é o que eu penso a respeito do "roubo" de nossos talentos por Remo e Payandu no decorrer de muitos anos. Mas o que se pode fazer? Acho que a saída seria dotar o setor nautico da Tuna de uma estrutura forte, com patrocínios suficientes que pudessem segurar nossos atletas. Como conseguir isso? Esta é uma questão a ser respondida, um objetivo a ser alcançado, que precisa ser concretizado para o bem da Tuna. Não há graça alguma em ficar todo ano formando e ver os atletas no ano seguinte estarem em outro clube, sem qualquer ganho para a Tuna. E a imprensa apenas valoriza Remo e Paysandu, nem ao menos dizendo que foi a Tuna que formou os atletetas que se destacaram. Para a imprensa local o que importa na maioria das vezes é falar de Remo e Paysandu.
    Como estão as promoções em prol do esporte nautico tunante? Haverá alguma para janeiro ou fevereiro? E as feijoadas? Se houver, vou como poderei colaborar.
    Não gostaria de ver a Tuna passando vergonha de novo. Ela precisa estar presente em mais da metade dos páreos em cada regata. O ideal seria que na primeira regata pudesse alinhar em pelo menos 08 e vencer ao menos 04, procurando melhorar nas regatas seguintes. Sonho? Utopia? Pode ser. Mas a Tuna tem que procurar os meios para chegar a este nível e deixar de ser uma participante mínima. Ano passado a Tuna conseguia no máximo alinhar em 05 páreos (quando conseguia) e vencia até dois. Houve regata que alinhou só em três e não venceu um sequer. É preciso este ano melhorar bastante. Afinal, a Tuna foi por muito tempo a Rainha da baía de Guajará. Não deve abandonar este esporte que foi onde começou a trajetória tunante nos esportes. Tuna já foi em décadas passadas a grande campeã do volei, do esporte de remo, do futebol de salão e das categorias de base no futebol de campo. Já foi campeã paraense de futebol masculino adulto dez vezes e duas vezes campeã nacional. Teve ultimamente títulos no futebol adulto feminino. Tem que procurar voltar a ser um clube vitorioso nos esportes. Caso contrário será só um clube estilo "Pará Clube" , com festividades e lazer e viverá se lembrando das glórias passadas, como se fosse um museu. Glórias passadas fazem parte da história de um clube. Mas se o clube deixar de ter conquistas esportivas, terá apenas deixado sua marca, mas não será nem a sombra do que foi antes. Creio que não é este o destino que os verdadeiros tunantes querem para a Tuna.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. correção vou ver como poderei colaborar...

    Creio que novos atletas são sangue novo para o esporte. Mas o ideal é mesclar com alguns mais experientes. Quando há uma totalidade de atletas experientes, mas alguns já com certos problemas físicos ou já meio desgastados fisicamente, não é bom. Quando há só atletas novos, sem experiência ou quase sem qualquer experiência em competições oficiais, também não é bom. O melhor é ter uma parte de novos com qualidade e outra parte de outros com bem mais experiência, que estejam com ótima saúde e sejam capazes. Márcio

    ResponderExcluir
  3. Além de a Tuna ter um bom grupo de remadores, bons barcos e garagem nautica estruturada, é importante que o regulamento não seja mal feito e que a arbitragem seja justa, não sendo tendenciosa a favor de Remo e Paysandu.
    Márcio

    ResponderExcluir
  4. Tuna precisa ser de nova uma vencedora nos esportes!
    Márcio

    ResponderExcluir
  5. Caro Marcio, informamos que as cartelas da rifa da TV Philco LED de 32" já estão prontas e serão vendidas a partir desta semana. O valor de cada cartela é de R$25,00, sendo apenas 100 números para serem sorteados pela Loteria Federal no mês de fevereiro.
    Informamos que nos meses de janeiro, março, abril e junho, por enquanto, não haverá nenhuma promoção. No mês de maio, teremos a tradicional "Feijoada Náutica". Para o segundo semestre de 2015, até o momento, ainda não planejamos nenhum evento. Agradecemos por sua ajuda e incentivo!

    ResponderExcluir
  6. Por favor Von, me diga onde e como posso adquirir. Este sábado eu poderia pegar com você ou com o Marcos. Diga os lugares que posso pegar e a hora ou se você puder, pode me deixar que eu pago na hora. Deixe seu número de celular e o do Marcos.
    Márcio

    ResponderExcluir
  7. Estaremos no "Senadinho" da Tuna neste sábado (24), a partir das 16 horas com as rifas.

    ResponderExcluir
  8. Há alguma possibilidade de eu pegar com algum de vocês em lugar mais próximo para mim? Estou constantemente às segundas, terças e quintas por volta de 18:30 ali perto do Pátio Belém. Aos sábados, pelo menos até fevereiro, costumo estar também pelas proximidades do Pátio lá pelas 10:00-11:30. Márcio

    ResponderExcluir