BLOG TUNANTE

domingo, 30 de novembro de 2014

Tuna Luso vence 2 páreos e ajuda Paysandu a conquistar o Campeonato Paraense de Remo 2014

Foto divulgação.
Um bom público esteve presente na manhã deste domingo (30), na Estação das Docas, onde aconteceu a 4ª e última regata do Campeonato Paraense de Remo de 2014. As provas da regata tiveram chegada em frente da Estação das Docas. Clube do Remo, Paysandu e Tuna Luso disputaram 11 páreos, sendo que os azulinos venceram 5, contra 3 do Paysandu e 2 da Tuna Luso. O Clube do Remo foi o campeão da regata, mas o Paysandu sagrou-se campeão paraense da modalidade em 2014, conquistando seu 14º título da modalidade. Na tradicional prova do 'Oito Com' (oito gigante), a vitória ficou com o Clube do Remo. 
O Paysandu terminou o campeonato com 21 pontos, seguido pelo Clube do Remo com 18 e da Tuna Luso Brasileira com 05 pontos. Com o título de hoje, o Paysandu voltou a ser campeão depois de cinco anos, quebrando a hegemonia do Clube do Remo que havia sido campeão paraense nos anos de 2010/2011/2012/2013. Em 2009, a campeã foi a Tuna Luso.
Em 2015, o Campeonato Paraense de Remo completará 100 anos de competições, o que promete uma disputa bastante acirrada entre as três tradicionais equipes participantes. A Tuna Luso Brasileira é a maior vencedora de títulos da modalidade (39), seguida pelo Clube do Remo (38), e Paysandu (14).

7 comentários:

  1. O Remo está encostando na Tuna em número de campeonatos ganhos. Se a Tuna não tiver uma boa melhora, em poucos anos será ultrapassada. E nós tunantes não nós sentimos muito satisfeitos em ter que esperar que o Paysandu vença os campeonatos só para o Remo não passar da Tuna em títulos. Podemos até ter esta consolação em não ver a Tuna, pelo menos por enquanto, ser desbancada pelo Remo. Porém creio que, como eu, o maior desejo dos torcedores tunantes que gostam deste esporte, é ver a Tuna novamente sendo campeã, vencendo regatas e se projetando como um grande clube no esporte nautico. Espero que não demore tanto para que ela volte a ser uma força respeitável nas competições do esporte à remo. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu li num jornal a Tuna alinhou só em dois páreos, venceu os dois e em um deles entregou de bandeja para o Paysandu por que o atleta tunante não se apresentou e o Paysandu foi proclamado vencedor da prova. Acho melhor essas coisas não acontecerem ano que vem. Achei muito pouco, somente dois páreos. Não ia alinhar em cinco? É preciso ver condições para alinhar em pelo menos sete páreos na primeira regata de 2015 e na segunda já poder alinhar no mínimo em oito.
    Já depositei ontem à noite, por volta de 19:30, 50 reais na sua conta Von, para colaborar com o esporte nautico da Tuna. Se as despesas não forem muitas agora em dezembro, pode ser que em janeiro deposite 100, voltando depois aos 50 de costume. Espero em 2015 poder continuar contribuindo. Se não puder todo o ano, ao menos nos três ou quatro primeiros meses. É preciso os tunantes ajudarem mais. São poucas pessoas trabalhando. Fica muito mais difícil assim. Acho engraçado que em 2009, lembro quando um torcedor do Paysandu gritava que a Tuna trazia remadores de fora e que o Paysandu era regional. E agora? Cadê o regionalismo do Paysandu? Até argentinos ele trouxe. Como não há mais remadores da Tuna por enquanto para ele aliciar e tirar, traz de outros lugares de fora do Pará. Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Acho bom a Tuna não depender muito de Remo e Paysandu. Eles tinham feito um acordo com a Tuna de emprestar jogadores para ela e usar o campo da Tuna. Remo emprestou dois e o Paysandu nenhum. Não são assim tão dignos de confiança. Quando querem e podem, sacaneiam com a Tuna. Márcio

    ResponderExcluir
  4. Uma sugestão Von. Poderia se fazer de novo aquela feijoada. É uma das formas do setor nautico angariar fundos. Acho que em final de janeiro ou início de fevereiro, antes da primeira regata. Com o dinheiro arrecadado se compraria talvez um ou dois barcos. Mas tem que divulgar bastante. E colocar boas atrações artísticas, com sorteios de camisas, bonés, sacolas com a marca da Tuna. Vocês poderiam ir logo articulando com o presidente. E em abril ou maio se faria nova promoção como esta para custear novas despesas. Acho que com duas promoções deste tipo se angariaria uma verba interessante. Penso que se poderia fazer as duas promoções no primeiro semestre e pelo mais uma outra no segundo, pelo fim de agosto ou início de setembro. Que acha?
    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. corrigindo: pelo menos mais uma outra no segundo...

    ResponderExcluir
  6. Poderosa Águia Guerreira

    Águia Guerreira!
    Bela e majestosa
    Tuna Luso Brasileira!
    Vejo teu passado glorioso
    Enquanto levanto e sacudo
    Tua bandeira.
    Beijo o teu escudo
    Canto teu hino.
    Fecho meus olhos
    Escuto tocarem os sinos
    De Natal.
    Quando Cristo nasceu
    Veio um líder do bem
    Contra o mal.
    Ah! Tuna este amor meu
    Por ti!
    Jesus o filho de Deus
    Veio por nós.
    Que não seja Tuna o teu destino
    Atroz.
    Que teus torcedores cantem
    Com força na voz.
    Que venham novamente
    As alegrias que deixavam
    Teus admiradores sorridentes.
    Que riam e mostravam os dentes
    Numa alegria contagiante.
    Que tenhamos nós tunantes
    O brilho nos olhos,
    Após vermos nossos sonhos
    Serem realidade.
    Que tu possas ó Tuna
    Ser de novo vencedora
    Para nossa felicidade!
    Ah! Águia Guerreira,
    Abre tuas asas,
    Voa por sobre as casas,
    Poderosa e ligeira!
    Márcio Rodrigues-13/12/2014

    ResponderExcluir
  7. Ao pessoal da nautica, desejo que em 2015 permaneçam firmes e resolutos na luta por uma Tuna aguerrida e fortalecida, que seja capaz de enfrentar os adversários com valentia e capacidade, de modo a almejar o alto. Que todos os esforços sejam feitos, sejam as tradicionais feijoadas, venda de camisas e busca de patrocinadores. Que os atletas tenham bastante apoio. Que os torcedores tunantes possam sentir que neste próximo ano a Tuna está aí não para ser uma mera competidora, mas uma forte concorrente. E sentindo isto, possa haver por parte da torcida tunante um incentivo aos seus atletas nas regatas. Sentindo que há bons resultados, creio que mais patrocínios surgirão e mais torcedores apoiarão. E que o clube possa reconhecer o trabalho de vocês e fazer o que for possível para ajudá-los. Eu, na minha modesta posição de um simples sócio e torcedor, espero, dentro de minhas limitações, poder contribuir de alguma forma, assim como desejo que outros também possam. Sucesso a todo o grupo que está lutando por uma Tuna melhor nas regatas. Que venham as vitórias e as conquistas. Já é tempo! Chega de vergonha! Chega de ver a Tuna ser humilhada nas competições! Márcio.

    ResponderExcluir