BLOG TUNANTE

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Tuna voltará com o futebol em Julho

Enquanto a tarde de ontem foi chata para os torcedores do Paysandu e alegre para os do Remo, para nós tunantes foi simplesmente enfadonha. 
Com nosso time fora de qualquer competição, até mesmo do Paraense, pela primeira vez, ter que se resignar a ver e ouvir (e às vezes até participar) das gozações entre torcedores, é por demais triste, pois temos a certeza de que ambos, Paysandu e Remo, vão ter outro turno e consequentemente outra oportunidade de uma disputa.
Como cruzmaltino tenho sido sempre indagado por torcedores da Tuna e até de Remo e Paysandu, que querem saber quando a Tuna volta. "O Parazão sem a Tuna é triste", dizem alguns, não sei se para me agradar. Respondo que a partir de julho a Tuna voltará com força total, segundo  Charles e o João, no sentido de fazer uma boa equipe para a Segunda Divisão (que também disputamos pela primeira vez, lamentavelmente!), vencer e depois partir para a fase classificatória.
Sem querer puxar para meu clube, mas a realidade é que o Campeonato sem a Tuna não tem muita graça, não. Os três, Remo, Paysandu e Tuna, queiram ou não, são os mais tradicionais times do Norte  e do Para. Isso nem se discute. 
Com certeza quando a Tuna voltar a torcida, que hoje como este escriba, está sofrida, vai dar todo apoio para que possamos fazer um time forte, competitivo e vencedor.
Afinal, temos história e não é uma crise que nos fará deixar a peteca cair.
Fonte: Didascália

Um comentário:

  1. Ser tunante é também um exercício de paciência e persistência. Se não tivéssemos estado numa situação de jejum de títulos por estes anos todos no futebol profissional nossa torcida estaria mais animada. E também pode ser que fosse mais numerosa um pouco. Penso que é preciso um amplo projeto para fortalecer o esporte na Tuna e conseguir talvez aumentar nossa torcida. Temos que pensar no que temos de fazer a curto, médio e longo prazos.
    A curto prazo, no futebol profissional especificamente, creio que a saída é se estruturando, sondando um técnico e jogadores para a disputa da segunda divisão e então ter um time montado, ter bons jogadores para serem titulares e para a reserva, em número suficiente para a competição. Deve-se buscar o título para, além de conseguir vaga para a fase de acesso, ter mais moral. Sendo vencedora da segunda divisão, é buscar o título da fase acesso, também para conseguir vaga para a outra fase e também para ter mais moral ainda. E aí, na fase principal, lutar não só para permanecer nesta fase, como também para chegar nos primeiros lugares. A Tuna conseguir ser campeã paraense da divisão principal acho que não é impossível, mas considerando todas as dificuldades existentes, deve ser muito difícil já para o outro ano. O objetivo talvez mais próximo da realidade da Tuna e que é mais possível é conseguir uma vaga para a série D de 2015. Isto já daria um incentivo. E assim, se fortalecendo e estruturando as categorias de base, procurando apoio financeiro, conseguir o título do campeonato paraense que penso ser mais possível em 2016 (Se vier em 2015 melhor ainda!).
    Conquistar o campeonato paraense da primeira divisão e talvez um título da série D penso ser mais a médio prazo.
    A longo prazo é ter a Tuna já uma ótima estrutura para as divisões de base do futebol, vencendo títulos destas categorias, ter um bom centro de treinamento, tendo um suporte financeiro para manter o futebol por anos e conseguindo talvez aumentar a torcida (sendo otimista, dobrar pelo menos os que vão ao estádio torcer). É o que eu penso!

    Nos outros esportes, a curto prazo (em 2014) ir se fortalecendo, melhorando a infraestrutura esportiva, atraindo atletas, possibilitando a conquista gradativa de títulos e revelando alguns bons valores (atletas) para o esporte local e até mesmo nacional.
    A médio prazo ( até 3 ou 4 anos) ir colocando cada vez mais a Tuna competindo em competições nacionais, ter um estrutura física melhor e ter um suporte financeiro.
    A longo prazo (no decorrer de toda esta década e mais além) conquistar títulos em todas as categorias, ter todas as modalidades esportivas da Tuna fortalecidas, com revelação maior de bons atletas e mais títulos conquistados, projetando o nome da Tuna nacionalmente no âmbito esportivo.
    É o que eu desejo! Vamos Tuna!
    Márcio.

    ResponderExcluir