sábado, 29 de dezembro de 2012

Ajustes finais para estréia no Parazão 2013


Depois de ficar fora da fase principal do Campeonato Paraense de Futebol de 2009, em 2010 a Tuna disputou e venceu a primeira fase de 2011, retornando para a elite do Parazão. Por falta de apoio e investimento, infelizmente, a Lusa voltou a cair de divisão no final do campeonato. Foi quando a diretoria da Tuna, em conjunto com alguns colaboradores, resolveu contratar Samuel Cândido para comandar a equipe que veio a vencer brilhantemente, de forma invícta, a primeira fase do Campeonato Paraense, retornando a elite do nosso campeonato em 2012. Após realizar um bom primeiro turno em 2012, a equipe Lusa não repetiu a dose no segundo turno, mas conseguiu permanecer na elite para 2013.   
Em 2013, espera-se uma Tuna mais aguerrida e com maior objetividade. Durante os jogos treinos e principalmente no decorrer do campeonato, a torcida tunante é importante e precisa comparecer nos estádios para apoiar e incentivar o seu time. Segundo alguns torcedores que estiveram acompanhando os jogos treinos realizados pelo atual plantel da Tuna, muitas falhas foram observadas e muitos erros táticos ainda precisam ser corrigidos antes da estréia. Sabemos que há pouco tempo para efetuar esses acertos, mas se faz necessário o quanto antes para evitar lamentos futuros.

Sinésio, mais uma vez, foi decisivo nas bolas paradas(Foto: Marcelo Seabra / O Liberal)
Quando Samuel Cândido assumiu o comando técnico da Tuna, a equipe estava com um plantel reduzido e com poucas espectativas futuras. Com uma folha modesta estimada em R$60.000,00, realizou algumas contratações, além de aproveitar jogadores das categorias de base. Fez quatro jogos treinos, sendo três contra o time sub 19 do Paysandu, obtendo dois empates (2x2 e 1x1) e uma derrota (1x2), e um jogo contra a Seleção de Colares, atual campeão da Copa dos Clubes Campeões do Interior, realizado neste sábado (29) no Souza. Nos quarto jogos amistosos o técnico Samuel Cândido teve a oportunidade de observar as diversas posições e identificar as carências do time.
No jogo deste sábado (29), realizado no Souza às 10 horas, contra a Seleção de Colares, atual Campeão da Copa dos Clubes Campeões do Interior, o técnico Samuel Cândido teve mais uma oportunidade para testar o elenco da Tuna Luso que disputará o Campeonato de 2013. Na ocasião, Samuel Cândido já contou com duas recentes contratações da Tuna para o Parazão: o goleiro Alan (ex-Águia de Marabá), e o zagueiro Preto Barcarena (ex-Independente Tucuruí). O ingresso do jogo foi dois quilos de alimento não perecível. O amistoso foi um bom teste para a Tuna e deu ao técnico Samuel a oportunidade de observar alguns jogadores deste selecionado interiorano para um possível aproveitamento na Tuna. Observou-se que no estádio do Souza havia uma pequena torcida vinda do interior para apoiar o time de Colares. Tinha até uma pequena charanga que fez muito barulho no Souza. No final do amistoso deu Tuna (4x1)!
29/12/2012 10:00h - AMISTOSO 
Estádio Francisco Vasques (Souza)
ENCERRADO
Tuna Luso-PA
4
1
Seleção de Colares-PA
  • Tuna 1 x 0: Sinézio (pênalti) 16' 1º
    Tuna 2 x 0: Alisson (cabeça) 38' 1º
    Colares 1 x 2: Mujinho 7' 2º
    Tuna 3 x 1: Daniel 30' 2º
    Tuna 4 x 1: Sinézio (falta) 33' 2º
Não sabemos se o plantel tunante já está completo. Segundo torcedores que lá estiveram, o ataque precisa ser mais objetivo para concluir as finalizações.
A Tuna ainda enfrentará a seleção de Murini, em jogo amistoso programado para o dia 05/01, o que talvez seja o último antes da estréia. Se o número de amistosos não foi o ideal, os quatro jogos pelo menos serviram para Samuel ter uma avaliação do elenco.  O tempo está curto mas algumas falhas ainda podem ser corrigidas e jogadas melhoradas. Novos amistosos podem ser arriscados pela possibilidade de contusões. Depois do jogo treino do dia 05, deverão ser feitos treinos específicos, aprimorar condicionamento físico e realizar coletivos com a finalidade de acertar detalhes para o jogo contra o Águia de Marabá.
Samuel já deve ter um time base na cabeça para o jogo de estréia. Não sabemos se ainda chegarão novos reforços, mas acreditamos que pelo menos 90% do plantel já esteja formado. É bom que tenhamos um grupo forte de titulares acompanhado de bons reservas para não termos que sofrer no final do campeonato. 
Paragominas, Santa Cruz de Cuiarana e Paysandu são os virtuais favoritos para conquistar o título do primeiro turno do Parazão. Cametá, Águia de Marabá, Clube do Remo, São Francisco e Tuna Luso correm por fora.
Não temos mais favoritos entre times da capital e do interior pois há bastante tempo o campeonato paraense está nivelado por baixo. Uma pequena vantagem para Santa Cruz de Cuiarana e Paragominas que já estão em atividade desde a segundinha e portanto com o elenco em rítimo de jogo, enquanto que os demais times estão apenas terminando de formando seus planteis.

Samuel Cândido (técnico) e José Jorge (P. Físico) tem raízes no clube.

A contratação de Samuel Cândido foi sem dúvida uma ótima escolha. Mas somente o Samuel não é o suficiente para formar um bom time. Ele precisará ter a ajuda de jogadores de qualidade para ajudá-lo a formação uma equipe competitiva, para não fazer feio no Campeonato.

Torcida tunante, sempre fiel ao seu clube.

A diretoria tunante tem que se empenhar ao máximo para conseguir patrocínio e apoio da comunidade. Ao torcedor tunante, cabe acreditar e participar das atividades do clube, prestigiar os treinos e comparecer nos jogos para incentivar o time. Não podemos correr o risco de cair de divisão pois o retorno será muito difícil. A luta é de todos! 

Apesar do Parazão 2013 começar no dia 12 de janeiro (sábado), a primeira transmissão ao vivo pela TV Cultura do Pará não será neste dia e sim no domingo (13), entre Paysandu e São Francisco, a partir das 16h, direto do estádio da Curuzu, em Belém. Nesse ano, os telespectadores da Região Metropolitana de Belém acompanharão os jogos com sinal digital. 

1ª RODADA  do PARAZÃO 2013
Águia x Tuna12/01/2013SAB19:00Zinho Oliveira (Marabá)
Cametá x Paragominas12/01/2013SAB20:30Parque do Bacurau (Cametá)
Paysandu x São Francisco13/01/2013DOM16:00Curuzu (Belém)
Remo x Sta Cruz de Cuiarana14/01/2013SEG20:30Baenão (Belém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário