sábado, 2 de abril de 2011

HISTÓRIA DO FLAGBOL

CONCEITO

Nascido a partir de uma variação mais suave do futebol americano, o Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) ". Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.
As modalidades de Flagbol mais praticadas em diversos países são:
SEM CONTATO FÍSICOCOM BLOQUEIOS
Masculino4X4 - 5X57X7 - 8X8 - 9X9
Feminino4X4 - 5X5 - 7X7
Misto4X4

Em nosso país a modalidade 5x5 é a mais praticada em função de propiciar variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil adaptação (ex: quadra poliesportiva ).

HISTÓRIA

O Flagbol começou a desenvolver-se como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados. Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas em várias regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana na cidade de St. Luis. Posteriormente o esporte consolidou-se em vários paises através de programas, torneios e criação de ligas nacionais. No fim dos anos 90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football (IFFF), que organiza como principal competição internacional, a Copa do Mundo de Flag Football, Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun - México.
No Brasil, os primeiros passos no ano de 1999 foram em escolas do ensino fundamental da cidade de São Paulo coordenados pelos professores de educação física Cláudio Telesca e Paulo Arcuri. Com o aumento de praticantes e formação das primeiras equipes, foram fundadas em 2000 a Associação Brasileira de Futebol Americano & Flag (ABRAFA & FLAG) e em 2005 a Associação Paulista de Futebol Americano. Em 2001 o Brasil participou pela 1ª vez da Copa do Mundo de Flagbol (World Cup - Flag Football) realizada em Cocoa Beach –EUA, obtendo a 10ª colocação.

EQUIPAMENTOS PARA PRÁTICA DO FLAGBOL

Bola de Futebol Americano

BOLA DE FUTEBOL AMERICANO

Cintos com Flags

CINTOS COM “ FLAGS”

Dimensões do Flagbol 

DIMENSÕES DO FLAGBOL 5X5 (60X 30 JARDAS) Figura original da NFL/FLAG



PARA ESPAÇOS MENORES UTILIZAR ESTA PROPORÇÃO
CADA ZONA DE PONTUAÇÃO (endzone) É IGUAL A MEDADE DE CADA MEIA QUADRA DE JOGO.

FUNDAMENTOS DO JOGO

EMPUNHADURA NA BOLA

Figura original da NFL/FLAG

Figura original da NFL/FLAG


Dicas: envolver com os dedos polegar e indicador a ponta da bola ( forma de um C)
colocar os outros dedos na costura

LANÇAMENTO (PROGRESSÃO)

Dicas: iniciar com cotovelo em 90º e tronco de lado.

Dicas: iniciar com cotovelo em 90º e tronco de lado.

RECEPÇÃO ALTA

Dicas: formar um triangulo com polegares e indicadores

Dicas: formar um triangulo com polegares e indicadores

RECEPÇÃO BAIXA

Dicas: polegares para fora dedos mínimos para dentro

Dicas: polegares para fora dedos mínimos para dentro

Fonte: www.flagbol.cjb.net

7 comentários: